PRF promove ação de saúde para caminhoneiros no Tocantins
- revistapublicacoes
- 16 de mar.
- 1 min de leitura
Na manhã desta quinta-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a faculdade de medicina da Universidade de Gurupi (UnirG), promoveu uma ação voltada para a saúde dos caminhoneiros nas unidades operacionais da PRF em Paraíso do Tocantins/TO.
A iniciativa teve como foco a aferição da pressão arterial, medição de glicose e outros cuidados básicos de saúde. Além de fornecer informações essenciais sobre os parâmetros de saúde, a ação buscou conscientizar os motoristas sobre a importância do autocuidado e da prevenção de doenças, especialmente considerando a rotina intensa e desgastante da profissão.
Essas ações fazem parte das metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), uma estratégia nacional voltada à redução da sinistralidade no trânsito, com especial atenção aos veículos de carga, que possuem potencial de maior gravidade em acidentes. Além disso, a PRF busca mapear as condições de saúde dos motoristas profissionais a partir dos dados coletados durante as abordagens.
De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) realizada em 2019, o perfil do caminhoneiro brasileiro aponta uma idade média de 44,8 anos, com tempo de profissão de 18,8 anos. A pesquisa também destaca que esses profissionais rodam, em média, 8,5 mil km por mês e trabalham cerca de 11,5 horas por dia, fatores que podem impactar diretamente sua saúde e segurança no trânsito.
A PRF reforça seu compromisso com a segurança viária e destaca a importância da cooperação entre instituições para implementar estratégias eficazes que beneficiem a saúde e o bem-estar dos profissionais do transporte de carga, contribuindo para um trânsito mais seguro para todos.




Comentários