top of page
REVISTA  ONA FISCO           -  ANO 2025   -                         EDIÇÃO 01

Brasilienses podem fazer a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma gratuita durante a programação da Semana do Trabalho

  • revistapublicacoes
  • 3 de ago.
  • 2 min de leitura

Nesta quarta-feira (7/5) a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, visitou a feira de atividades que integra a programação da Semana do Trabalho, iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego, que acontece até a próxima sexta-feira (9/5) com serviços como vacinação, emissão de documentos, oficinas de capacitação e atrações culturais voltadas para toda a população.

Dweck destacou a importância da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para evitar fraudes: “um documento extremamente seguro, que vai ser o mesmo para todo o Brasil, as pessoas terão o CPF como número único de identificação e, também, terão a biometria”. O modelo antigo de identificação era estadual e permitia que a mesma pessoa tirasse até 27 carteiras de identidade com diferentes números de identificação, um em cada unidade da federação, explicou a titular da pasta.

Balanço do Ministério da Gestão, divulgado nesta semana, mostra que 25 milhões de pessoas já tiraram a nova Carteira de Identidade Nacional em todo o país. O documento vai substituir completamente o antigo RG até 2032, garantindo mais segurança, melhor identificação e a prestação de melhores serviços públicos digitais para a população.

Confira como emitir a CIN durante a Semana do Trabalho

De 6 a 8/5, das 7h às 13h, no stand da Polícia Civil do Distrito Federal, são 80 atendimentos por dia, em ordem de chegada. Documentos necessários: Documento de identidade atual (RG), Certidão de nascimento ou casamento. Outros documentos que você deseja incluir na CIN: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Número de Identificação Social (NIS), Cartão Nacional de Saúde, Título de eleitor e Comprovante de tipo sanguíneo.

Outros serviços disponíveis:

-Posto de Vacinação: De 5 a 9 de maio, das 9h às 16h, com vacinação gratuita;

-Casa do Trabalhador: serviços para consulta de direitos trabalhistas, seguros e orientações gerais, com atendimento das 8h às 18h;

-Unidade Móvel do Trabalhador – SRTE/DF: De 5 a 9 de maio, orientações sobre direitos e assistência trabalhista;

Além disso, o evento contará com o apoio de instituições como o Sesc, Senac, Senai e Sesi, oferecendo serviços como: 

-Atendimento oftalmológico e de beleza;

-Cursos de gastronomia e cursos de TI;

-Oficinas e simuladores interativos sobre inovação e tecnologia;

-Programação Cultural e de Entretenimento.

Semana do Trabalho

Data: 5 a 9 de maio de 2025

Horário: 9h às 18h

Local: Ministério do Trabalho e Emprego – Esplanada dos Ministérios, Bloco F – Brasília, DF

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page