top of page
REVISTA  ONA FISCO           -  ANO 2025   -                         EDIÇÃO 01

Receita Federal promove evento internacional sobre Aduanas Verdes em Manaus, em paralelo à COP30

  • revistapublicacoes
  • 1 de dez.
  • 1 min de leitura

Entre os dias 12 e 14 de novembro, a Receita Federal do Brasil (RFB) realizou, em Manaus, o evento “Aduanas Verdes”, paralelo à COP30. O encontro reuniu especialistas de treze países, representantes da Organização Mundial das Aduanas (OMA) e de instituições públicas e privadas.

Abertura do evento

O evento teve início com a exibição de uma mostra de inovações, conduzido por Eduardo Augusto Caimbro, analista-tributário, e pela auditora-fiscal Marina Sartor, que apresentaram por meio de uma oficina o tema “Do Resíduo à Inovação: Transformando Mercadorias Apreendidas em Soluções Sustentáveis”. A exposição destacou projetos de reaproveitamento de mercadorias apreendidas, transformando-as em produtos de valor social e ambiental, simbolizando o compromisso da Receita Federal com a economia circular e a responsabilidade institucional. A mostra contou com a participação dos professores da Unesp, Dorival Rossi e Marcelo Carbone Carneiro, parceiros da Receita Federal nos projetos de transformação de mercadorias apreendidas.

Na manhã seguinte, houve a abertura formal do evento, conduzida pela mestre da cerimônia, auditora-fiscal Kelly Morgero, assistente-técnica da Subsecretaria de Administração Aduaneira (Suana). A sessão de abertura, intitulada “Aduanas Verdes e a Nova Fronteira Climática: O Papel da Aduana na Defesa do Planeta”, foi constituída pelos auditores-fiscais Fabiano Coelho, subsecretário de Administração Aduaneira, e Lourdes Tavares, superintendente-adjunta da 2ª Região Fiscal, contou com uma mensagem em vídeo do secretário-geral da OMA, Ian Saunders, além da participação da diretora de Políticas e Normas da OMA, Gael Grooby. O debate destacou a importância da atuação das administrações aduaneiras no enfrentamento da crise climática, com base nos instrumentos da OMA e nos Acordos Ambientais Multilaterais.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page