top of page
REVISTA  ONA FISCO           -  ANO 2025   -                         EDIÇÃO 01

Operação Conglomerado: Receita Federal e PF deflagram operação de combate ao crime de extração ilegal de recursos minerais e sonegação fiscal no Pará

  • revistapublicacoes
  • 4 de ago.
  • 1 min de leitura

AReceita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal, deflagrou nesta sexta-feira (6) a Operação Conglomerado, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada na extração irregular de recurso mineral da União, bem como sonegação fiscal.

As investigações demonstraram a ocorrência de extração irregular de recurso mineral da União por empresa que realiza a extração de minério sem possuir a devida autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Foram identificados padrões de sonegação fiscal e possível lavagem de capitais, como a constituição de empresas com sócia sem lastros econômicos-fiscais para a integralização do capital social. As investigações também apontam inconsistências contábeis como a simulação de receitas auferidas para lastrear a emissão de notas fiscais eletrônicas que seriam utilizadas por outras empresas, além de indícios de patrimônio não declarado à Receita Federal.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no estado do Pará, com a participação de policiais federais e seis auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal.

As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Federal Cível e Criminal da Seção Judiciária de Paragominas/PA e determinaram ainda o sequestro de todo o maquinário utilizado direta ou indiretamente para a extração irregular de minério ou a ele relacionado e a suspensão da atividade de uma empresa.

Essa operação não apenas assegura o estrito cumprimento das leis, mas também reforça o compromisso da Receita Federal com proteção à economia nacional e a preservação dos recursos naturais.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page